Sua empresa aposta em comunicação?

No atual cenário nos deparamos com uma evolução tecnológica que avança numa velocidade tão assustadoramente rápida que se torna difícil acompanhá-la.

São gastos milhões de dólares em desenvolvimento de novas técnicas, novos produtos, aperfeiçoamento de processos, treinamento e capacitação de pessoas e novas tecnologias em todos os campos da ciência.  E a comunicação?

Com toda esta evolução intelectual, ainda encontramos uma considerável quantidade de empresas que ainda não avaliam (ou utilizam) os processos de comunicação na sua organização.

Constantes mudanças ocorrem nas estruturas organizacionais por falta de visão e análise da comunicação. A gestão estratégica de negócios em muitas organizações é falha, o planejamento estratégico inexiste, o que torna as ações da empresa desorganizadas e sem foco no resultado institucional.

Processos complicados, esquemas rígidos e principalmente a falta de envolvimento e comprometimento das pessoas contribuem negativamente para que qualquer tipo de planejamento obtenha pleno êxito. Mas ainda assim, permanece a pergunta: por que tudo isto ainda acontece? Será que não está faltando uma estratégia de comunicação na empresa? Será que não é a hora exata de investir em comunicação? O que me diz empresário?

Um ambiente aberto à comunicação permite que as pessoas sintam-se respeitadas, satisfeitas por estarem contribuindo e participando ativamente dos processos. O resultado será sempre a conquista de maior produtividade, progresso para todos e resultados positivos em todos os níveis. Sem isto, dificilmente uma empresa consegue superar desafios e se manter no mercado de maneira sustentada. A boa comunicação é primordial para o sucesso de qualquer organização, porque “contamina” as pessoas com a alegria e otimismo, faz com que todos sintam orgulho de participar de uma organização que mostra a sua “cara” e determina claramente os seus objetivos.

A função da estratégia da comunicação é desenvolver programas de reflexão e debates, conversação, troca de ideias, o estreitamento entre lideranças e liderados, confiança mútua interna e externamente. A comunicação deixou de ser um meio e passou a ser utilizada como ferramenta estratégica de resultados, ajudando na melhoria da qualidade e produtividade, através da valorização das pessoas, a integração entre os interesses da empresa e dos seus colaboradores, favorecendo o clima de compromisso e solidariedade no trabalho.

Estimular a comunicação pessoa a pessoa humaniza as relações na empresa e fora dela, fortalecendo vínculos e parcerias. A sua empresa possui uma estratégia de comunicação?

Agora é a hora!